SEO (Search Engine Optimization) é uma das minhas especialidades, no Marketing Digital, por ser uma das ferramentas mais fantásticas para ficarmos bem-posicionados nas páginas de resultados dos motores de pesquisa gratuitas e, consequentemente, obtermos maior notoriedade no digital. 

Estatísticas recentes sobre SEO

 

  • Apenas 0,78% de quem pesquisa no Google clica nos resultados da 2ª página (fonte: Backlinko);
  • O SEO gera 1000% mais tráfego do que posts orgânicos nas redes sociais (fonte: BrightEdge);
  • 60% dos profissionais de marketing afirmam que o inbound (SEO, conteúdo de blog, etc.) é a sua fonte de leads com maior qualidade (fonte: HubSpot);
  • 53,3% de todo o tráfego em websites provém de pesquisa orgânica (fonte: BrightEdge);
  • 69,7 das perguntas pesquisadas são compostas por 4 ou mais palavras (fonte: Ahrefs);
  • 93% do tráfego global provém de pesquisas no Google, no Google Imagens e no Google Maps (fonte: Sparktoro).

Como começar em SEO – 11 Passos Fundamentais

1) Dá ao utilizador aquilo que ele procura

A primeira regra do jogo em SEO é garantir que damos ao utilizador aquilo que ele está à procura. Existe, muitas vezes, a ideia de que o SEO se resume apenas ao funcionamento dos algoritmos, mas o SEO trata-se, essencialmente, de ajudar as pessoas

Você pode ter todas as páginas web perfeitas em termos funcionais,  mas se o seu conteúdo não responder às perguntas das pessoas (isto é, se não for útil para elas), não vai chegar aos primeiros resultados do Google. 

2) Tenha um título interessante

título é aquilo que faz as pessoas clicarem na sua página, por isso, tem de ser apelativo. Tem de chamar a atenção e fazer uma promessa que 1) intrigue o utilizador ou 2) seja a resolução do seu problema.

3) Escreve uma descrição convincente

As meta descriptions são os textos que aparecem a cinzento, em cada resultado que surge nas listagens do motor de pesquisa. A meta-descrição é, à semelhança dos restantes pontos, bastante importante, porque é uma espécie de síntese daquilo com que o utilizador se vai deparar ao clicar na sua página. Tem de estar em consonância com o título e, claro, com o próprio conteúdo que o utilizador vai ler. Além disso, deve dar-lhe um sneak peak do que vai encontrar, incitando-o à leitura. É mais uma isca que deve ter sua disposição para atrair visitantes às suas webpages.

4) Oferece uma boa experiência de navegação ao utilizador

Além de produzir conteúdo relevante para os utilizadores, você deve certificar que, assim que eles entram no seu website, vão ter uma ótima experiência de navegação! 

O que é que isto significa?

Basicamente, deve garantir que as suas páginas web:

  • Carreguem rapidamente;
  • São funcionais em todos os dispositivos, isto é, responsivas (especialmente em dispositivos móveis);
  • São de fácil leitura;
  • Têm uma navegação intuitiva;
  • Não têm anúncios intrusivos;
  • Entre outros.

5) Defina objetivos com base nas necessidades das pessoas

💭 As pessoas recorrem aos motores de pesquisa com um intuito específico: comprar um produto, reservar um serviço, ficarem melhor informadas acerca de algo, etc. Logo, temos de conceber (e otimizar) as nossas páginas web tendo em conta o que as pessoas estão, realmente, à procura. Estas pessoas são o nosso tráfego qualificado, ou seja, são pessoas que estão interessadas nos nossos produtos, serviços ou marca.

Por outras palavras, lembre-se de que, passo a expressão, “mais vale um pássaro na mão do que dois voando”. Em SEO, não importam apenas os números; importa mais a qualidade do tráfego do que a quantidade. Portanto, não perca tempo comprando tráfego ou coisas do género. Bem que pode ser tentador, mas acredite quando digo que não vale mesmo a pena!

6) Esclareça os teus objetivos de negócio

Qual é o seu principal objetivo, de momento? Para que precisa de SEO?

Para aumentar o número de visitas? As conversões? Para melhorar o ranking nas pesquisas do Google? Ou para reduzir o custo das campanhas de SEA (Search Engine Advertising)/ Links patrocinados?

Convém termos o nosso objetivo presente na nossa cabeça sempre que damos um passo em frente, para que esse passo seja na direção certa! Parece muito fácil, mas nem sempre é… Acabamos por querer tudo ao mesmo tempo e, depois, o tudo acaba por dar em nada! Estabelecer prioridades é essencial.

7) Escolha as melhores palavras-chave para o seu negócio

As palavras-chave são uma parte importante do SEO. São elas que determinam as probabilidades de as suas webpages surgirem à hora certa, para a  pessoa certa.

8) Opte por Long-Tail Keywords

As Long-Tail Keywords ou palavras-chave de cauda longa têm maior probabilidade de conversãocustos mais baixos e risco menor

9) Assegure uma boa densidade de palavras-chave

densidade de palavras-chave ou keyword density (%) corresponde ao número de vezes que a nossa palavra-chave aparece escrita, relativamente ao número total de palavras da webpage.

10) Otimize os seus conteúdos

O próximo passo, depois de entender quais são os termos que vão trazer negócio, é otimizar todos os conteúdos tendo em conta esse parâmetro. Pode trabalhá-los em diversos formatos, seja textovídeoimageminfográficopodcast; são inúmeras as possibilidades!

11) Otimize as suas imagens

Por favor, não se esqueça de otimizar as suas imagens! Este é um passo importantíssimo e ignorado por muitos. O Google Imagens é um motor de pesquisa igualmente potente e merece uma atenção equiparada ao Google Search.

Muito resumidamente, para otimizar as suas imagens, deve preencher o seu título, o alt* e nome do ficheiro (sim, o nome com o qual foi guardado no teu PC).

Deixe sua mensagem no WhatsApp