(27) 3371-6968 | 99933-4486 rafaela@rafaelanorbim.com.br

O processo de crescimento depende de uma série de variáveis. A associação dos fatores genéticos e ambientais é o determinante para altura final do indivíduo.

Doenças crônicas, como, por exemplo, diabetes e insuficiência renal, desnutrição e deficiências hormonais, podem interferir no crescimento.

Quando pensar em déficit de crescimento?
A média de crescimento de uma criança é de cerca de 5 cm por ano entre os 3 anos e o início da puberdade. A partir desta fase esse valor sobre para 8 cm a 10 cm a cada ano. Quando o crescimento ocorre abaixo do esperado, recomenda-se que a criança seja avaliada por um Endocrinologista. O diagnóstico e início do tratamento precoce aumentam as chances de atingir a estatura ideal.

Qual hormônio é responsável pelo crescimento?
GH é o hormônio do crescimento. Ele existe em todas as pessoas normais e é produzido pela glândula hipófise, que fica no cérebro. A sua ação é importante para o crescimento desde os primeiros anos de vida até o fechamento das cartilagens dos ossos, o que ocorre no final da puberdade, em geral, entre 15 e 20 anos de idade.

A maioria das crianças com baixa estatura tem deficiência de GH?
Embora a deficiência de hormônio do crescimento (GH) seja uma causa importante de baixo crescimento, as principais causas de baixa estatura, são: baixa estatura familiar e retardo constitucional do crescimento e puberdade (variantes normais do crescimento).

Existem outras alterações ao exame físico da criança com deficiência do GH além da baixa estatura?
Sim. Testa muito proeminente, nariz em sela (muito curvo) e acúmulo de grande quantidade de gordura na região da barriga podem estar presentes.

Quais as principais doenças relacionadas ao hormônio do crescimento? O nanismo ocorre pela falta do GH e é uma a doença que se caracteriza pela baixa estatura e por alterações no desenvolvimento dos ossos e cartilagens. 
Quando o corpo humano produz o GH em excesso, pode provocar uma doença conhecida como gigantismo que promove um crescimento desordenado, principalmente nos braços e nas pernas, sendo acompanhado de crescimento correspondente na estatura.

Como é feita a investigação dos distúrbios do crescimento?
Para que o Endocrinologista consiga estabelecer uma hipótese diagnóstica ele precisará coletar informações e analisar as queixas do paciente e a história da doença atual, associado ao exame físico, resultado de exames de sangue e/ou de imagem (Radiografia, Ultrassonografia, Tomografia e/ou Ressonância).

Que tipo de tratamento uma criança com baixa estatura por deficiência de hormônio do crescimento deve fazer?
Nestes casos de deficiência de GH indica-se o tratamento com a reposição do hormônio