(27) 3371-6968 | 99933-4486 rafaela@rafaelanorbim.com.br

Como saber se os ciclos menstruais estão “normais”?
Os ciclos menstruais variam muito entre as mulheres, sendo a irregularidade menstrual muito comum nos primeiros anos após a primeira menstruação. Considera-se a menstruação normal quando o fluxo menstrual tem duração de 3 a 8 dias com perda sanguínea de 30 a 80ml; com intervalos entre as menstruações de 26 a 34 dias.

Como ocorrem as alterações do ciclo menstrual?
O desequilíbrio na produção dos hormônios femininos, estrogênio e progesterona, especialmente deste último, está em geral por trás dessas irregularidades. Em alguns casos, problemas psíquicos ou estresse físico podem ser os causadores deste desequilíbrio.

Quais as principais causas?

  • Causas naturais onde a menstruação cessa: gravidez, amamentação e menopausa;
  • Medicamentos: antipsicóticos, quimioterápicos e antidepressivos;
  • Fatores de estilo de vida: excesso de atividade física, dietas muito restritivas, estresse, ansiedade e depressão;
  • Composição corporal: baixo peso e obesidade;
  • Doenças que causam desequilíbrio hormonal: Síndrome dos Ovários Policísticos, Distúrbios da Tireoide e Doenças da Hipófise.

 

Como diagnosticar e tratar?
Primeiro deve-se procurar um especialista, que irá investigar todos os sintomas, hábitos de vida, histórico médico incluindo outras condições que a paciente possua, medicamentos ou suplementos que ela tome com regularidade, além dos exames complementares (laboratoriais e de imagem) indicados pelo raciocínio clínico do médico.