(27) 3371-6968 | 99933-4486 rafaela@rafaelanorbim.com.br

A hipófise é uma glândula do tamanho de uma ervilha, localizada no centro da cabeça, faz parte do sistema endócrino, e produz hormônios que regulam funções de órgãos em todo o corpo.

Qual a importância da Hipófise?
Ela é responsável pela produção dos hormônios que irão controlar quase todas as glândulas de nosso corpo. São eles: o hormônio do crescimento (GH), hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), hormônio estimulante da tireoide (TSH), hormônio luteinizante (LH), hormônio estimulante dos folículos (FSH) e a Prolactina. Ela ainda acumula e secreta 2 outros hormônios, o antidiurético (ADH ou vasopressina), e a Ocitocina.

Quais as funções destes hormônios?
Esses hormônios regulam o crescimento ósseo, a massa muscular, a resposta do corpo a estresse, o nível sanguíneo de glicose, a utilização de energia pelo corpo, o desenvolvimento de características sexuais secundárias, a fertilidade, a produção de leite, a excreção de água pelos rins, estimular a contração do útero durante e após o parto, bem como a liberação de leite durante a amamentação.

Quais as principais causas dos distúrbios da Hipófise?
Tumores benignos (adenomas) são o problema mais comum da hipófise. Outros distúrbios resultam de defeitos hereditários, alterações congênitas, traumatismos, problemas de suprimento sanguíneo ou sequelas de tratamentos cirúrgicos ou radioterápicos de distúrbios anteriores dessa glândula.

Quando suspeitar de alterações da Hipófise?
Distúrbios visuais, dor de cabeça, retardo do crescimento, baixa estatura, excesso de crescimento, fraqueza muscular, redução da libido, obesidade da parte central do corpo, rosto arredondado, pele fina, estrias abdominais, osteoporose, aumento da glicemia, hipertensão arterial e/ou aumento significativo do volume de urina. Em mulheres, pode provocar alterações na produção do leite e distúrbios do ciclo menstrual. Em homens, impotência sexual.

Como é feito o diagnóstico e o tratamento?
Após uma investigação clínica pelo Endocrinologista são necessários exames para detectar se há produção excessiva ou deficiente de hormônios, bem como exames de imagem para localizar a origem do problema. Dependendo da doença, são usados medicamentos e hormônios que estimulam ou inibem a secreção dos hormônios hipofisários. Quando há deficiência de um hormônio, pode ser feita a terapia de reposição; quando há um tumor, são usadas cirurgia, radioterapia ou medicamentos.