(27) 3371-6968 | 99933-4486 rafaela@rafaelanorbim.com.br

O que é Fibromialgia?
Fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga, cansaço, sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como: alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

Uma característica da pessoa com fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador (médico) ou por outras pessoas.

É um problema bastante comum, visto em pelo menos 5% dos pacientes que vão a um consultório de clínica médica e de 10 a 15% dos pacientes que vão a um consultório de reumatologia.

Afeta mais mulheres (de cada 10 pacientes com fibromialgia, 7 a 9 são mulheres). Não se sabe a razão porque isto acontece. Não parece haver uma relação com hormônios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa. Talvez os critérios utilizados hoje no diagnóstico da fibromialgia tendam a incluir mais mulheres.