(27) 3371-6968 | 99933-4486 rafaela@rafaelanorbim.com.br

As glândulas suprarrenais ou adrenais são glândulas pequenas, que fazem parte do sistema endócrino e estão localizadas acima de cada rim.

Produz hormônios como aldosterona, cortisol, testosterona, androstenediona, DHEA, SDHEA, adrenalina e noradrenalina.

O que é Hiperaldosteronismo primário?
É uma síndrome que engloba um grupo de alterações metabólicas caracterizadas pela produção excessiva e autônoma de aldosterona.

Quais os principais sintomas do Hiperaldosteronismo primário?
Alguns casos são assintomáticos, mas outros podem apresentar sintomas, como: dor de cabeça, palpitações, aumento do volume de urina, cãibras, contrações musculares involuntárias, dormência, fraqueza muscular e arritmia cardíaca.

O que seria a Doença de Addison?
Também conhecida como insuficiência adrenal crônica, evolui com redução dos níveis de cortisol, e é uma rara doença endocrinológica.

Quais os principais sintomas da Doença de Addison?
Fadiga crônica, com piora progressiva; fraqueza muscular; perda de apetite; perda de peso; náuseas; vômitos; diarréia; hipotensão, que piora ao se levantar; áreas de hiperpigmentação (pele escurecida); irritabilidade; depressão; vontade de ingerir sal e alimentos salgados; e hipoglicemia (mais grave em crianças).

O que é Síndrome de Cushing?
Esta é uma doença endócrina causada por níveis elevados de cortisol no sangue.

Quais os principais sintomas da Síndrome de Cushing?
Aumento de peso; depósito de gordura no tronco e no pescoço; afilamento dos braços e das pernas com diminuição da musculatura e, consequentemente, fraqueza muscular; pele fina e frágil, fazendo com que surjam hematomas sem o paciente notar que sofreu trauma local; desânimo; cansaço fácil; nervosismo; insônia e oscilações de humor também podem ocorrer.

O que seria o Feocromocitoma?
São tumores formados por células produtoras de substâncias adrenérgicas, como a adrenalina.

Quais os principais sintomas do Feocromocitoma?
Eles podem ser “silenciosos”, mas podem ter os mais variados graus de sintomas, sendo os mais intensos quando ocorrem as chamadas “crises adrenérgicas”, que se manifestam com crises súbitas de aceleração do coração, grandes elevações da pressão arterial, dor de cabeça e sudorese.

Qual o melhor tratamento para cada uma destas doenças?
O Endocrinologista após avaliação minuciosa é quem deverá definir o melhor tratamento, uma vez que cada uma dessas doenças tem mais de uma possibilidade terapêutica a depender da causa e há até mesmo a possibilidade de associação de tratamentos a depender da evolução. Converse com seu médico!