(27) 3371-6968 | 99933-4486 rafaela@rafaelanorbim.com.br

A menopausa é a fase em que a mulher passa do estágio reprodutivo para o não reprodutivo. Os ciclos menstruais e ovulatórios deixam de existir e assim ocorre uma queda dos hormônios sexuais.

Qual a idade comum para ocorrer?
Após os 45 anos. Antes dos 40 anos é chamada Menopausa Precoce e entre 40 e 45 anos Menopausa Cedo.

Quais os principais sintomas da menopausa?
Muitos podem ser os sintomas, sendo os principais dessa fase o fim das menstruações, ondas de calor e suores noturnos, insônia, diminuição no desejo sexual, irritabilidade, depressão, ganho de peso, ressecamento vaginal, dor durante o ato sexual e diminuição da atenção e memória.

Como é dado o diagnóstico?
O diagnóstico da menopausa só pode ser considerado após um ano do último fluxo menstrual.

A menopausa pode aumentar o risco de doenças? Quais?
Sim. Aumento do colesterol (dislipidemia), infarto (IAM), derrame (AVC), além de perda óssea (osteopenia / osteoporose).

Qual o tratamento indicado para a menopausa?
A reposição hormonal deve ser individualizada. O tratamento consiste na reposição do estrógeno, que pode ser por via transdérmica (gel ou adesivo) ou oral, combinado ou não a progesterona (naquelas mulheres não histerectomizadas, ou seja, que possuem útero). Procure um Endocrinologista para juntos definirem o melhor tratamento.

Quais os benefícios da Terapia de Reposição Hormonal (TRHm)?
O objetivo da TRHm é reduzir os incômodos provocados pela diminuição hormonal e, ainda, de prevenir doenças, como a osteoporose, infarto e derrame.

Todas as mulheres devem fazer reposição hormonal depois da menopausa?
Não. A indicação dependerá dos sintomas e doenças decorrentes da menopausa.

Todas as mulheres podem fazer reposição hormonal?
Em função das diferentes doses e vias de administração, atualmente as contraindicações são muito poucas, entretanto ainda são considerados como contraindicações: câncer de mama, câncer de endométrio, tromboembolismo agudo, hepatopatia aguda e/ou grave, cardiopatia grave e sangramento uterino sem causa diagnosticada.

Quando iniciar a TRHm?
A TRHm deve ser administrada precocemente, na perimenopausa, entre 50 e 59 anos de idade, quando indicado. Nessa população a TRHm pode reduzir o risco de infarto e derrame ao passo que o início em idade avançada, após 10 anos da menopausa, pode ser prejudicial.

Até que idade a mulher pode fazer a reposição hormonal?
A duração da TRHm é um dos maiores desafios do tema analisado e os dados atuais são inconsistentes para definir quando interromper o tratamento. A decisão de manter a reposição deve ser individualizada com base nos sintomas e monitorizada e mantida enquanto os benefícios forem superiores aos riscos; sempre sob supervisão médica.